sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Boas Festas

A todos os visitantes e amigos quero desejar Boas Festas.

Estamos no inicio do Inverno, o frio, as neblinas e as geadas estão a acompanhar estes primeiros dias.
Natal sem frio, sem cheiro de lareira e de pinheiro é estranho para quem desde pequeno assim o conhece e eu que o diga, por já ter passado por tal ausência durante alguns anos que vivi em país tropical.
O frio e o cheirinho de lareira aqui na Capital, ainda os sentimos, mesmo que o cheirinho da lareira venha da casa do vizinho e o frio se sente normalmente dentro e fora de casa.
Agora o cheirinho do pinheiro, esse já não o sentimos com a desculpa de que não se pode mal tratar a natureza, não é permitido o corte de árvores para usar e depois deitar fora passados alguns dias. Entendo esse ponto . Mas deixo a pergunta e contra mim falo:
- Podemos então deixar a nossa Floresta arder porque não estão devidamente organizadas e limpas? Será que não se podia nesta época aproveitar para fazer a limpeza das matas de pinheiros e esses residuos de pinheiros resultantes da limpeza serem vendidos?
Esse cheirinho de pinheiro que enchiam as praças e que se vendiam todos, dava-nos aquele cheirinho de Natal, que nos incentivava com muito mais força à  festa de família que se reunia à volta da mesa cheia de filhoses, belhoses, bacalhau com batatas e couves, com ou sem troca de presentes, já que a fartura reinava por poucas casas.
Os tempos tendem a voltar ao modo antigo, com menos despesas, com menos opulência.
Será que vamos voltar a sentir mais a união das famílias e a festejar esta época com mais amor e carinho, mesmo que sem o cheirinho do pinheiro natural?
Mesmo que não se goste  desta época específica, o Natal pode ser para o Homem todos os dias.
A União, a Paz, o Amor, o Carinho, a Fé em dias melhores é para ser vivido todos os dias da nossa vida, que devem de ser de festa permanente.

Bem haja a todos e um até breve.

Maria Clementina
23/12/2011

6 comentários:

Flor disse...

Feliz Natal minha prima!!!

São essas boas recordações que nos dão alguma força para continuar.

Este é o verdadeiro espirito do Natal, comemorar o nascimento de Jesus um menino que nasceu sem opulencia mas com amor e o necesário para poder viver. É esse o ensinamento que a crise económica nos traz e que estava esquecido.

Beijinhos a todos.

Maria Tavares disse...

Olá Branca

espero que 2012 venha cheio de alegrias

Beijinhos
Maria Tavares

Helena Almeida disse...

olá Branca.

venho agradecer a visita e desejar-lhe um novo ano cheio de coisas boas.

Gostei muito do seu blog, e vejo que temos muitos gostos em comum.

beijinhos

BrancaLisboa disse...

Bom 2012 a todos.
Abraços fraternos

Cat disse...

Olá.
Passei para ver as novidades e para te desejar um Bom ano 2012.
Beijinhos e boa semana.
Cat
http://mundodacat.blogspot.com

Andrea e Maki disse...

Um lindo 2012 para vc e sua família! Adorei sua visita e amei seu blog, tenho muita vontade de conhecer Portugal e estarei sempre por aqui tá? Beijo enorme da Andrea e da Maki