quinta-feira, 22 de março de 2012

Não ensinar ao filho a trabalhar .....

Bom dia!

Jardim de Belém
Tirada da net

Por aqui manhã cheia de Sol já com aquele cheirinho de Primavera.

Acabei de ligar o computador.
A primeira coisa que sempre faço é abrir o mail para saber se chegou alguma "novidade".
De Setembro para cá tenho andado sem tempo para fazer aquilo que gosto, que são os trabalhos manuais. Assim mesmo, ainda fiz umas coisinhas pequenas nos intervalos, pois não consigo estar muito tempo sem pôr a minha imaginação produtiva a funcionar. A Clara diz que eu sou "hiperativa". Serei? penso que não. Apenas não sei estar parada a olhar o tecto, a televisão ou mesmo as estrelinhas que brilham no céu.
Isto acontece porque eu nunca vi os meus pais parados a ver passar a vida a correr, sempre tinham que estar também ocupados.
Certa tarde de muito calor, naquela hora de calor tórrido que está tudo em casa a "giboiar" (fazer cesta) ou nos seus trabalhos. Eu estava à porta do Mercadinho, que então tínhamos em Candeeias-Recife, sentada num banquinho a fazer croché, para ocupar o intervalo de calmaria da hora do almoço. Chega-se um senhor que passava pela calçada, interpela-me e diz:
- Muito bem! ocupando a mente a fazer croché é bom. Porque enquanto conta um, dois, três, para a direita para esquerda, sua cabeça não pensa em coisas negativas, nem na vida do vizinho.
Será por isso que gosto de ter as mãos ocupadas para a cabeça não pensar naquilo que não deve?
E tudo isto surgiu hoje, ao abrir um mail e ler o seguinte pensamento:

Não ensinar ao filho a trabalhar é como ensinar-lhe a roubar.
(Provérbio Italiano)

Ensinar um filho a trabalhar desde tenra idade, isto é, ensinar-lhe a fazer pequenas coisas de acordo com a sua idade, como seja vestir-se, fazer a cama, arrumar seus brinquedos, pôr a mesa para as refeições, aprender a limpar o que suja, fazer o seu lanchinho, etc.... tudo sem grandes esforços para além da sua idade.
Para além de os ensinarmos a serem  independentes com as suas tarefas, estamos a fazer com que eles saibam desde cedo, que trabalhar faz parte de toda a nossa vida.
Estas pequenas coisas são trabalho infantil não se confunda com trabalho de exploração infantil, isso não.
Exploração infantil é dar trabalhos de adultos a crianças e pagar-lhes como criança, para além de não terem tempo para fazerem as suas brincadeiras de criança na idade certa.
Nós, os adultos, temos que saber transmitir, a necessidade de trabalhar para se conseguir alcançar os bens materias que desejamos.

A todos um bom dia.

Sem comentários: