domingo, 15 de abril de 2012

Os cheiros ficam na nossa memória

Na continuação do post anterior, deixo aqui alguns paragrafos que escrevi no trabalho que fiz e que talves tenha sido uma das melhores recordações que relembrei.
Penso que os cheiros que sentimos pela nossa vida fora, apesar de não serem palpáveis, são recordados com grande facilidade pelo nosso cérebro tanto os mais agradáveis como os menos agradáveis.
.....
"Lembro-me da existência de algumas fábricas, tais como a Cordoaria Nacional, situada na Junqueira, em frente ao belo Chafariz da Junqueira, de onde saíram, durante anos, as cordas, velas, tecidos para a alfaiataria e para Bandeiras da Marinha Portuguesa. O edifício hoje faz parte do Museu da Marinha e a sua construção foi determinada por decreto do Marquês de Pombal e provavelmente o seu traçado terá sido do arquitecto Reinaldo Manuel dos Santos na segunda metade do século XVIII
Estação da CARRIS em Stº Amaro Lisboa
Já perto de Santo Amaro, ainda na Junqueira, estava a fábrica das bolachas “Aliança” e um pouco mais na frente, em Stº Amaro a Fábrica de chocolates “Regina” e que na minha memória olfactiva, ainda resta o aroma de bolacha e chocolate e não o gosto de bolachas e chocolates, porque eram coisas que se comia apenas em alguns dias de festa.
Ainda em Santo Amaro encontra-se ainda hoje, a estação de Stº Amaro onde eram guardados, reparados e até montados os carros eléctricos da Companhia Carris de Lisboa.
Entre o Largo do Calvário e em Alcântara ficava uma fábrica de sabão e uma de adubos. Ao passarmos por esses lugares, todo o cheiro que se tinha sentido nas fábricas das bolachas e dos chocolates era ocupado pelo mau cheiro que essas fábricas exalavam. Estas duas fábricas poluíam bastante o ambiente circundante e certamente terá sido uma das razões pelas quais se deslocaram para fora de Lisboa."

Clementina
Abril/2012
.....

3 comentários:

Flor disse...

Esses cheiros todos fizeram parte da minha infancia.

Beijinhos

BrancaLisboa disse...

Flor,
Esses cheiros uns, tu os sentias em tua casa e eram os piores.
Os melhores eram aqueles que sentiamos quando nos dirigiamos da minha casa para a tua e vice-versa, eram os dos chocolates Regina e os da Fábrica Aliança das bolachas... era isso não era?
No lugar da Regina estão uns prédios, construidos há pouco e no lugar da Aliança uma casa de repouso.
Os tempos mudam.
Bj e abraços prima.
Clementina

Flor disse...

Mais o cheiro das bolachas.